Visitantes

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A tradição e a política de mãos dadas nas eleições em Barbacena


Domingo, 05 de outubro de 2008 ! Barbacena, Zona da mata, Minas Gerais, 07:00 am ..

É dia de tensão na cidade, afinal são 317 anos de tradição política.
Bem, a política de uma das cidades tradicionalistas começa com
José Bonifácio Lafayette de Andrada, um político brasileiro, signatário do manifesto do Mineiros, constituinte estadual em 1935 e membro da Assembléia Nacional Constituinte de 1946, deputado federal por diversos mandatos e presidente da Câmara dos deputados.Desde os finais doséculo XIX até 1930 as famílias Andrada e Bias Fortes conviviam e complementavam-se a na política local. Durante a Revolução de 30 foi o editor responsável do "Jornal Revolucionário", órgão oficial do comando geral das forças revolucionárias em Barbacena. A Revolução separou os dois grupos, levando os Andradas na Aliança Liberal, enquanto os Bias Fortes permaneceram do lado governista.Findo o conflito, Bonifácio foi designado de Barbacena, contrariando o princípio que até então mantivera o equilíbrio: aos Bias era a reserva local, enquanto os Andradas alçavam os vôos mais elevados da política nacional. A ruptura assumiu proporções dramáticas, até porque implicava em rompimento de vínculos familiares. As esposas de Bonifácio e de Bias Fortes, Vera e Francisca, eram irmãs, filhas do engenheiro da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, descendente de alemães. A vida política de Barbacena fez do nome da cidade uma tradição política e cheia de sequelas históricas, situação registrada com grande frevor por no romance O Grande mentecapto.
E ainda hoje Andradas versus Bias Fortes continuam em pé de guerra.
No momento os Andradas estão no poder, mas pode ser por muito pouco tempo, já que seu último mandato causou muitos alvorosos. As mudanças na cidade foram de mal a pior, a intenção até era boa.. iluminação subterrânea não era prioridade mas mudaria a região central da cidade dando um ar mais aconchegante aos turistas e visitantes, mas de boas intenções o inferno está cheio e, parece que a prefeitura da cidade também. Grandes foram os estragos, muita lama, muitos estroços por toda a rua e a emergência do hospital da cidade cada dia mais cheia devido à precariedade das vias públicas do centro. O caos está por toda a área central.
Mesmo com tudo isso, a esperança da vitória dos Anadradas existia, apenas para eles.. mas existia!
Estava bem claro que Danuza estaria a frente da política de barbacena nos proximos 4 anos e não foi diferente. Dia de eleição e os comentários estão em toda parte, a tensão contamina o casarão azul da Rua Quinze.
Porém a mais recente e severa disputa envolvendo os concorrentes que representam as famílias tradicionais, e que tomaram lados opostos na política a partir da Revolução de 1930, é motivado por uma vitória assutadora de Danuza Bias Fortes.Depois de uns 10 anos, a política da cidade toma novos rumos, só nos resta saber se essa mudaça será boa para toda população ou se os andradas mais uma vez vão barrar o desenvolvimento da cidade. Acredito eu, que muita coisa não irá mudar não.. afinal se não mudou em 317 anos, não será agora uma mudança drástica da noite pro dia.. lembrando também que estamos num país chamado Brasil, onde tudo é muito lento e precário.