Visitantes

terça-feira, 21 de julho de 2009

amigo é amigo, filho da puta é filho da puta.

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói.
É um sentimento que vem de longe, que ganha lugar no seu coração e vc não substitui por nada.
É alguém que vc sente presente, mesmo quando está longe.
Que vem para o seu lado quando vc está sozinho e nunca nega um sentimento sincero.
Ser amigo não é coisa de um dia.
São atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais.
Que ficam para sempre como tudo o que é feito com o coração aberto. "

20 de Julho - Dia do amigo !

Desde quando existe dia do amigo? Dia do amigo é todo dia, oras !
Já parou pra pensar em quantas pessoas passou pela sua vida desde o dia em que você foi apresentado para a vida social? Sim, desde aquele dia que sua mãe resolveu colocar a roupa mais nova sua e te arrastar aos gritos e berros para uma escola. Aquele dia que você parou de passar o dia em casa comendo e assitindo televisão e começou a passar suas tardes brincando ou tampando massinha no seu mais novo e primeiro amigo de sala. Dai em diante, você teve tantas pessoas em sua vida que chamou de AMIGO.
E cada dia que você esteve com seu amigo, teve momentos, muitos momentos digamos. Momento des risadas, como o dia que se amigo estava aprendendo a ler e pronunciou a palavra toda errada, era até uma atitude feio mas o momento foi tao engraçado que voce teve que rir.. ou como o dia que junto com ele vc foi aprender a andar de bicicleta e ele, na ingenuidade desceu o morro sem apertar o freio e bateu a cara no poste, o que sucedeu foi um mês com o braço direito engessado ( sorte a dele que não podia escrever a matéria do colegio), assim como tiveram momentos de choro como o dia do falecimento do seu pai, em que ele estava lá ao seu lado te dando força para superar a barra ou quando ele levou o primeiro fora da menina que paquerava há meses e meses. E teve o amigo da faculdade que te levava pra gandaia todos os finais de semana mesmo sabendo que na segunda voces teriam uma prova cabulosa, mas o seu outro amigo nerd estaria lá cedinho para te ajudar de alguma maneira. Teva aquele amigo que você fez por acaso em uma viagem repentina mas que pegou seu e-mail, telefone orkut e até o twitter e você tem contato até hoje, e chora horrores com ele via MSN quando seu mundo parece acabar e, lá longe ele sempre arruma uma maneira de te colocar pra cima. Tem os amigos da sua ex ex ex namorada que acabaram se tornando seus amigos e sempre lembram de você, chamam pra sair e conversar. Entre tantos existem amigos e amigos.

E será que dá pra viver tanta coisa assim em um único dia?
Acho que não heim? afinal o dia nao é tao longo como costumam ser as amizades que contruimos ao longo de nossa jornada.
Há todo o tipo de amigos em várias épocas da nossa vida. E cada um deles acabam por tornar importantes na nossa vida. São personagens da nossa historia, fazem parte de algum momento na nossa vida que foi marcante. E durante toda nossa vida conhecemos tantas pessoas que se tornam nossos amigos ou nao. É o amigo de infância, o da juventudae, o da adoslecencia, o do volei ou do futebol, o que fez ingles com voce, o que voce conheceu quando foi fazer uma prova de vestibular ou aquele que voce conheceu na internet e nem conhece pessoalmente ainda mas que é mais presente na sua vida do que muitos outros que estao há menos de 100 metros de voce.

Nao escolhemos amigos. Eles surgem na nossa vida quando menos esperamos.
Alguns deles sao chamados de anjos enviados por deus, pois aparecem para nos ajudar resolver algum problema, dar uma palavra de consolo num momento de desespero, para nos fazer rir quando queremos chorar e de mansinho, sem que percebemos eles se vao. Vão embora de nossas vidas e tornam parte de nossa história, viram figurinhas do nosso album de vida e viram memória, lembranlças que nao se apagaram jamais.
Muitas vezes erramos com muitos deles, mas aprendemos e crescemos. Se eles voltaram para nossas vidas, nunca se sabe.. mas nos ensinam muitas vezes ver a vida de forma diferente e, exatamente por isso serao amigos eternamente lembrados ;)

A vida é assim, as coisas e pessoas vem, ficam e passam! Nada é permanente, tudo é provisório. Tudo passa e a vida passa rápido demais.
E assim sao com os amigos, temos milhares espalhados em todos os lugares que imaginamos ou nao, para todos os tipos e gostos, sua maioria são construidos com o tempo, criando elos, momentos e confiança, mas um dia criam asas e se vão alcançar vôos maiores, conhecendo outras pessoas assim como nós também.
Já dizia cazuza: " O tempo não pára." , ele não pára, mas alguns momentos se eternizam e ficam assim lembrados na memória.

Ainda há quem acredite que exista um dia especial para amigo, pai , mãe vó ou até mesmo filho. Mas dia deles são todos os dias. São os dias em que pedem consolo, abrigo, colo.. sao o dia em que rimos, aprontamos juntos pra depois rir de novo, dia que choramos, brigamos, discutimos e no final de tudo temos a alegria de ter aquela abraço tao apertado com aquela frase que sempre repetitiva de sempre mas que faz todo o sentido: " Conte comigo, meu amigo."
E, é exatamente disso que eu falo quando digo AMIGO, é voce poder contar com alguém nao importando se ele é preto, branco, indio ou se ele vai embora da sua vida no dia seguinte.. mas que seja sempre em qualquer lugar aquela pessoa que você poderá sempre pedir ou oferecer o abraço apertado seja no meio de uma madrugada ou no começo de uma bela manhã.
Afinal, amigo é amigo, filho da puta é filho da puta.

domingo, 12 de julho de 2009

Paixao e Ilusao entrelaçadas com o real jornalismo

Há quase cinco anos atrás quando resolvi prestar meu primeiro vestibular para o curso de Jornalismo, havia optado por essa área por achar ela extremamente apaixonante. Pra mim a area de comunicaçao era fascinante, viver a notícia e repassar a informaçao de forma real, vivendo-a comos e fosse , dando seu sangue para que tudo saísse perfeito já que o jornalista nao tem o direito de errar, pra mim no auge dos meus 18 anos aquilo tudo era encantador. Hoje vejo que era tao encantador como as histórinhas de conto de fadas em que acredita-se no felizes para sempre.
O Jornalismo é apaixonante e ilusório, isso sim. Trabalhar numa TV por exemplo é apaixonante, enquanto todos os repórteres estao na rua atrás de notícia, os editores , apuradores, produtores e até mesmo o apresentador estao na redaçao buscando detalhes, modificando isso aqui ou ali, correndo atrás de imagens ou de alguma história marcante ou chocante. É uma verdadeira loucura, uma apaixonante loucura. Se vive cada dia como se fosse o primeiro. Dá medo, te deixa anciosa, preocupado e se bobear voce até esquece de comer porque a adrenalina é grande. Voce precisa de uma grande notícia e tem que fazer bem feito, tem que matar um leao em questao de minutos ou ele te mata depois de ver que o trabalho pronto deu um pequeno erro mas que fez toda a diferença tornando uma bosta inteira. Tudo isso é apaixonante, mas ao mesmo tempo é ilusório. Ilusório porque quando voce pensar em entrar no meio logo pensa em tudo menos naquilo que realmente é. E , é ai que a profissao te decepciona. Deixa a desejar. Até mesmo dentro da faculdade, você se pergunta várias e várias vezes que bosta de curso é esse, já que você mais mata aula do que vai, nunca estuda para as provas e mesmo assim consegue tirar as melhores notas.
Nao existe técnica ou aprendizado teórico e específico. É um curso baseado na vida humana, na atualidade, no que se ve da vida. E nisso eu tenho que concordar com o STF quando resolveu dar a nao obrigatoriedade a esse curso, segundo eles : "Quando uma noticia não é verídica ela não será evitada pela exigência de que os jornalistas frequentem um curso de formação. É diferente de um motorista que coloca em risco a coletividade. A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia nesse sentido por não implicar tais riscos não poderia exigir um diploma para exercer a profissão. Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão".

Jornalista já nasce jornalista. Voce nao aprende gramatica, nem aprende a ler ou escrever muito bem na faculdade. Voce tem que chegar lá sabendo tudo isso. Entao nesse sentido, eu concordo com eles. Pra que diploma? só se for mesmo pra dizer que é jornalista. Completo de merda! Porque o bom jornalista nao precisa de diploma, ele nao fala.. ele age! Ele nao espera acontecer, ele faz acontecer, se impoe e corre atrás. Um minuto pode durar uma eternidade dentro do seu curriculo. E nao existe essa de que o mercado está saturado e que estao caindo jornalistas de todas as janelas dos prédios mais altos que se conhecem. O mercado está daturado em todos os lados. E dentro de comunicaçao existe algo eu tem em todos os cursos, mas especialmente nele é muito mais forte: os contatos, que consequentemente vem daí o QI ( quem indica). E isso é algo que nessa area nao vai mudar, infelizmente. Claro que os bons por natureza conseguem seu lugar no mercado, mas sao raros e muitos deles ainda possuem um pouco de SORTE, que também é imprensidível na area.
Fico impressionada quando vejo o tanto de supostos candidato a jornalistas, alguns impecavelmente bem-vestidos, com a última roupa da moda, num salto alto gigante achando que estao abafando.. e quando voce pergunta o motivo pelo qual está ali, lá vem uma bomba: ou queria ser modelo mas nao tinha altura ou então quer ser o proximo apresentador local, mas se voce pedir pra escrever um conto é capaz de perguntarem se conto escreve com c ou com s. As faculdades de jornalismo está cheio de modinha, de pessoas disputando a melhor roupa. a melhor maquiagem ou até mesmo a melhor fofoca. E lamentável. Sao todos um "mássimo", sim com dois ss, porque estao longe de chegarem perto de serem um minimo de um bom jornalista quem dirá o máximo.
Jornalismo é pros fortes, pro bons! É jogo duro. é trabalhar finais de semana, feriados, natal, ano novo e se abdicar dos eventos sociais mais sofisticados e os mais fuleiros que voce pensaria em ir, é nao apenas gostar do que faz, é amar e se entregar como se entrega a um casamento. E fazer bonito, muitoo bonito! Nao pra impressionat, mas porque se você errar, era uma vez seu emprego, seu salário e suas contas nao vao deixar de bater na porta por isso.
Pode STF dizer que nao é obrigatorio o diploma, pode aumentar vagas de estágio, emprego, universidade ou o que for. Jornalista que é bom mesmo nao precisa de diploma, ele precisa de gás, de pique, de determinaçao, saber a hora de acertar e a hora de rever suas falhas e acertar . Ele precisa ter a certeza do que quer, saber que é jogo duro e nao existe moleza. Ele somente precisa amar o que faz, fazer com prazer porque o BOM jornalista já nasce jornalista.
Apaixonante ou Ilusório, Encantador ou decepcionante ele encara e sabe que é bom e faz bem feito, independente de diploma. É assim que sempre funcionou com os grandes e marcantes jornalistas e, será asim que vai ser por muito e muito tempo.

sábado, 11 de julho de 2009

Cresça, independente do que aconteça!

Depois de algum tempo estou de volta :D

Andei meio sem tempo para essa vida de internauta, blog, micro-blog e por ai vai. Mas aos poucos eu volto.

Bem, hoje pensei em falar sobre tantas coisas.. poderia ser a reduçao do IPI, decisao do STF em cima do diploma de Jornalista ou até mesmo sobre o tempinho chato que paira sobre minha cidade natal. Mas nao, hoje estou afim de falar de pseudo-identidantes.

Já parou pra pensar em quem você realmente é? QUEM SOU EU? ou melhor, QUEM É VOCE?

Ao começo dos meus 24 anos, posso dizer que é uma pergunta tao pequena mas complexa DEMAIS. Nós estamos sempre em constante mudanças, um dia querendo isso, amanha querendo aquilo. As coisas mudam, sao instaveis, insconstantes e por mais que voce viva 50/60 ou 70 anos voce vai sempre achar que algo precisa mudar.

O problema é quando a vida exige de voce algo mais. Chega uma idade em que voce precisa delimitar prioridades e saber o que voce quer pra sua vida. Momento em que a vida se baseia em escolhas. E nem sempre conseguimos escolher as melhores. A gente erra, quebra a cara e ai se depara no meio do nada, sem chão.. sem destino. Sem saber pra onde ir.
Ai voce pensa: Pára tudo que eu quero descer.
descer pra onde, pra fazer o que, pra ser o que?

É hora de colocar as idéias em ordem e a vida também. Se voce nao sabe o que quer, entao larga tudo e coloca tudo no seu devido lugar.
Primeiro pergunte a si mesmo do que voce mais gosta.. se essa resposta nao for VOCE está tudo errado e, está passando da hora de se reorganizar. Fazer mais pelo outro do que por si propria é um erro incalculável, porque uma hora voce vai perceber que ninguém pensará em voce antes dele mesmo. Depois veja o que voce quer, e se pergunte: o que te faz feliz? Se algo te faz sofrer e chorar, é porque nao vale a pena continuar. As vezes é preciso mudar, por mais que a gente ache que nao consiga. Basta querer, basta acreditar.



Amar demais, sofrer demais, se envolver demais..

Tudo em excesso faz mal..
E dizer que eu sou assim, que a minha vida é intensa é um tanto taxativo!

É preciso aprender, refletir e mudar!! Pro nosso proprio bem, pra que as mesmas historias nao se repitam.
Chega uma hora na vida que nossas prioridades sao outras: Casamento, família, profissão ou carreira. Tudo isso viram perguntinhas que insistem em aparecer, sem que voce saiba a resposta. E agora, você se pergunta?
Bem é hora de descansar a cabeça por um tempo ( que ele seja breve, porque o tempo passa muito rápido e ele nao irá te esperar decidir) e depois tomar uma decisao sob tua vida. Saber o que realmente quer e fazer aquilo com prazer, porque voce quer e gosta e nao simplesmente porque as pessoas acham que será importante pra voce. Nada de se sentir pressionada. Nada de fazer as coisas ouvindo opinioes alheias. Faça porque voce acha que vale a pena e te fará BEM, nada mais!

É preciso aprender com nossos erros. E mudar, melhorar! Porque uma hora, nós podemos perder todas as oportunidades possiveis de acertar e, ai será tarde demais.

:D