Visitantes

quarta-feira, 24 de março de 2010

BBB.. grande Irmão do brasil? Cadê?

Quando o primeiro Big Brother Brasil foi ao ar em 2002 eu estava no auge dos meus 17 anos e confesso que, apesar de acompanhar eu não dava a mínima idéia para esse tipo de Reality show. Vigiar a vida alheia durante as 24horas do dia era um tanto invasor e de total perda de tempo, no entanto tinha ali tudo que aguça a curiosidade de um brasileiro: Brigas, amor, festas, adrenalina e emoção, muuuita dose de emoção. E de uns tempos para cá, comecei assitir com maior frequencia. E pude perceber o quanto o BBB nao somente traz isso a milhões de pessoas, mas como cria algumas celebridades instantâneas.
Fazendo um breve resumo de antigos BBB's lembramos de figuras ilustres como o Banbam que criou polêmica personagem da famosa Maria Eugênia, Sabrina Sato que acabou se tornando apresentadora de Pânico da TV, a grandiosissima Juliana Alves que é vista hoje em grandes papéis nas novelas da TV GLOBO, a Cida, assim conhecida pela galera.. mulher determinada e da baixa renda, que conquistou o Brasil por se identificar com muitos pela garra, luta e coragem. Ainda tivemos Jean, quem nao se lembra do homossexual e professor de história? Um brasileiro batalhador e com peito para encarar esse jogo e que mais uma vez conquistou o premio derrotando a ex-miss brasil Grazi Massafera, a qual tambem ganhou seu lugar e valor nos estúdios da TV GLOBO fazendo papéis em novelas e, hoje ainda é grande alvo dos paparazzos. Em seguida tivemos duas grandes figuras, que aliais roubaram grandes audiencias na época : Diego alemao e Iris Stefanelli, ela chegou a ser apresentadora no TV FAMA da REDETV e ele vive dando sua carinha pelas propagandas mais bem conceituadas. Fani, Naty, Prisicla, Gyselle, a DJ Ana Ly , Talita e o ganhador Rafinha da oitava edição foram pessoas marcantes aos realits shows e que cada um de voces com certeza lembra, mesmo que os 15 minutos de fama de cada um deles tenham passado. E agora no BBB 10, temos a volta de Marcelo Dourado e, é deste BBB que eu quero compartilhar com voces.

Com o decorrer do programa vimos a divisão de duas casas: o puxadinho e a casa Luxo e ao meu ver até os membros de cada casa eram designados, mesmo que algumas pessoas mudassem de vez em quando. De um lado tinhamos Michel, Tessália, Eliéser, Cacau, Lena e posteriormente a tribo dos coloridos Angélica, Dimy e Serginho. E do outro lado a máfia Kadu, Dourado, Fernanda, Maroca.. as duas ultimas acabaram percebendo o jogo sujo e abandonando o barco.

Uillian, Alex e Marcela .. ao meu ver foram apenas figurantes.

Tessália foi taxada de mulher da vida por supostamente ter feito cenas de sexo e pudor debaixo dos edredons.. alguma prova? NAO! E ainda condenada por nao dar tamanha importância a certas pessoas.. Nao sei aonde ela errou dentro do jogo.
Cacau uma das mais sinceras da casa, tratando todos da mesma maneira e com um carinho particular que com certeza o publico percebeu e saiu da casa por comprar briga por alguém que ela gostava.. pra mim foi uma das mais guerreiras, afinal não é qualquer pessoa que tem a coragem de perder 1 milhão e meio para não deixar de ser sincera e honesta com o que estava sentindo.
Seguindo, temos Eliéser.. o cara que se apaixonou pela cacau em sete dias.. falou muita coisa sem pensar, foi covarde deixando cacau sair da casa por erros dele mesmo.. mas também foi muito homem ao encarar a Lia e dizer tudo que ele e muitos ali pensavam, queriam falar.. mas nao falavam e devido a isso foi taxado aqui fora de Gay. Cometeu erros claro, mas ao meu ver tinham pessoas ali dentro com erros ainda maiores e eram louvadas pelo público.
Tivemos Lena, a guerreira.. a doutora em linguas e aquela que não tinha medo de entrar em brigas e falar o que pensava.. extremamente emotiva e impulsiva, mas com uma garra e determinação fora do sério. Foi taxada por muitos como ter problemas de auto-estima baixa e muitas vezes denominada como gorda. .Era uma mulher que tinha mais pra ensinar ali do que aprender. Coitados, nao souberam aproveitar!
Enfim, os coloridos.. Angélica, a Lésbica que nao tinha medo de assumir isso. Jornalista, mineira assim como eu e super querida, saiu da casa por bater de frente com Dourado sobre o homossexualismo, uma queridíssima como o proprio Boninho se lamentou no twitter com a saida dela. Depois tivemos Serginho, e quem nao irá se lembrar dele.. o gay que ao final se fez refletir sobre sua opçao sexual devido ao charme de fernanda. Aquele que disse o que queria, que brincou e conquistou o brasil, que mostrou que homens héteros tambem podem usar chapinha sem nenhum preconceito e deixou saudades com minutos da sua saída.. aquela pessoa que encarou um paredao gay com Dimy. Outro colorido super querido, o qual foi taxado como falso por tentar ser o mais amigável com todos, mas na verdade usava isso como defesa da sua homossexualidade por medo de nao ser aceito pelas pessoas, principalmente pelo fato de ser um drag queen. Foi até as semis-finais do jogo e saiu da forma mais guerreira, encarando Dourado, o qual teve uma discussao invejavel dias antes da eliminação.. Se dentro da casa muitos o viram como falso, aqui fora conquistou muitos fãs com certeza.

Deixei o michel por ultimo, pois ele era meu preferido para ganhar 1 milhao e meio. o cara amigo, honesto, transparente, sincero e saiu da casa sem um real motivo aparente ao meu ver. Alguns dizem que seria o fato de supostamente ter traido sua namorada com Tessalia.. Traido ao ver de alguns né? Pois ninguem sabia exatamente da relação dos dois e ainda assim, Karen acabou se aproveitando das vantagens de Michel posando para o Paparazzo e ate dando entrevista para milhares de jornais e revistas como se fosse a coitadinha da história.. é Lamentavel, tanto suas atitudes quanto a saída do querido amigo Alf.

Os figurantes como marcela, Joseane e Uillian foram apagados da historia do BBB 10. Nao se mostraram que estavam ali e foram descartados facilmente, mas isso nao quer dizer que eles nao tenham sido queridos por alguns.. só nao tiveram o brilho que muitos conseguiram ao longo do jogo. Já Alex não fez parte de nenhum grupo especificamente, jogou do começou ao fim e,devido deixar isso claramente acabava sendo rude e agressivo e óbvio que isso nao agradava o público.

Assim do outro lado, a máfia que ficou até o final na casa..
Maroca, a ex-policial com voz irritante, que falava o que pensava sem medo de chatear alguém.. mas que percebeu os erros cometidos e mesmo assim não teve medo algum de encarar quem quer que seja.. Nao ganhou um milhao e meio, mas qualquer um pode perceber o quanto feliz ela está, já que desde que saiu da casa tem feito tudo que sempre desejou quando ninguem a conhecia, como dar um estalinho em Pedro Pial e roubar o microfone do faustao. Essa é a maroca que conhecemos.
Seguida da última eliminada Eliane..manipuladora, super jogadora.. falava o que pensava sem dór nem piedade, chorona.. tornou-se dramática ao fim do jogo e uma excelente atriz. Magoou muitas pessoas e ao meu ver jogou sujo várias e várias vezes, mereceu sair. Nao merecia ganhar nem mil reais, quanto mais 1 milhao e meio.

E assim ficaram na Final : Fernanda, a dentista de maior resistencia física...que junto com maroca percebeu os erros cometidos e tentou melhorar ao maximo no final do jogo, aquela que acabou se envolvendo com um gay,soltou a franga nas festas ao saber que realmente era uma mulher SOLTEIRA ( em CAPS LOOK) e que também ganhou um apartamento no valor de 220 mil reais.
Ao lado dela dois grandes jogadores: Kadu, o querido por muitos por ter sido transparente e supostamente na dele o jogo todo, mas muito jogador e Marcelo dourado, o Repetente no BBB, o homofóbico, aquela pessoa fria e calculista.. mas que ao ver do público tem sido idolatrado para muitos. O motivo de tamanha popularidade eu ainda não descobri.
Mas nao me surpreende tanto, já que um país que elege Lula como presidente.. eleger Dourado como vencedor e merecedor de 1 milhao é no mínimo óbvio!

Percebi ao longo dessas edições que nenhum daqueles que eu torcia chegava a ganhar, e especialmente nesse BBB todos aqueles que eu achava que mereciam ganhar saíram antes de ter a oportunidade de chegar na final. Então, ou eu ainda preciso aprender muito sobre o jogo que é o Big Brother Brasil ou a decisão de toda a produção em cima de ibope e audiência é muito maior do que podemos imaginar.
A verdade é que ninguém ainda descobriu o segredo para ganhar o Reality Show.. as escolhas do telespectador e as atitudes de cada um dos participantes dentro da casa vai mudando no decorrer do jogo. Alguns usam o raciocinio logico, outros o coração.. e raros deles equilibram os dois. É um tipo de programa que recebe inumeras críticas, mas que todos direta ou indiretamente assistem. Alguns torcem.. muitos acompanham diariamente e chegam a ser fanáticos, outros nao fazem a mínima questao. Mas, nao se pode negar que bem lá no fundo todo mundo desejaria entrar na casa, ganhar 1 milhão e meio de reais e ter seus 15 minutos de fama que podem render bons números na conta bancária. Afinal, seria hipócrita dizer que uma pessoa não deseja ganhar 1 milhao e meio de reais.

E quem será o vencedor do BBB 10?
hoje a noite veremos, minha torcia é indiferente. Mas espero que o Brasil pense bem antes de dar o seu voto e não assine um atestado de que somos um país preconceituoso como se falam por ai.




segunda-feira, 15 de março de 2010

A vida fora da casa dos pais, exatamente como ela é !

Tem um tempinho que estou querendo atualizar isso aqui, mas a preguiça nao me deixa. Pensei em tanta coisa, comecei a escrever um texto sobre o carnaval e parei, depois veio a minha cabeça a ideia de falar sobre o verão, fim das ferias e vestibular mas tinha passado da época, entao fiz um esboço sobre as escolas de samba e em especial sobre a campeã do Rio mas também desisti e há semanas estou pensando no que escrever.. E claro que tem que ser um assunto que condiz ao meu blog, algo do cotidiano e que façam que vocês, leitores se identificarem e gostarem do que estão lendo. Foi nesse momento que conversando com um amigo lembrei de um tema que nunca falei por aqui: a vida universitária fora da casa dos pais. Afinal, todo mundo já passou por isso ou ao menos pensou e/ou idealizou passar no vestibular e sair de casa, pensou nas festas, na independencia e na liberdade que supostamente tem quando sai de casa pra estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país.

Eu pelo menos sempre desejei isso e, não pensava em outra coisa quando comecei meu 3º ano do ensino médio.. Morei em três cidades diferentes por conta de estudo, com pessoas que eu jamais vi, dividindo o mesmo ambiente e, as vezes até a mesma comida. Alguns outros momentos, dividi historias, alegrias e até lágrimas. E quando somos adolescente nem pensamos nas responsabilidades dadas a nós quando saimos de casa, sao tão grandes que só percebemos depois de um bom tempo morando fora de casa. Você tem que aprender a administrar sua "mesada". Aprende que lavar banheiro não é só jogar agua e sabao ou que após comer ou beber agua é seu dever limpar para nao acumular sujeiras. Aprende que fazer arroz pode ser mais complicado do que voce pensa e uma distração sequer ele pode queimar. Aprende que fazer compras no supermercado pode ser uma contençao de gastos... comprar nutella, coca-cola e pizza são produtos do final da lista e muitas vezes impossíveis de consumi-los. Aprende que 0,50 centavos fazem toda a diferença no final do mês e que miojo e congelados sao sempre suas comidas prediletas.. afinal sao baratos, rápidos e praticos e o importante é nao passar fome. Aprende que abrir seu guarda-roupa e ver que a roupa que você planejou sair está imunda é frustante mas ao mesmo tempo aprende que lavar roupa na mão nao é a pior coisa do mundo. Entrar no cheque especial é super comum quanto dizer todos os dias, mesmo antes do mês nem começar que você nao tem dinheiro. Pedir aos pais mais dinheiro para xerox ou livros e aumentar valores para complementar nos gastos do buteco da sexta ou da chopada do sábado são atitudes quase que diárias. Aprende que suas saídas começam na quarta-feira mesmo que muitas vezes voce nao queira ... a festa surge na sua casa quando voce menos espera. .Aprende a ir fazer prova de ressaca, já que foi impossivel evitar a saída na noite anterior.. vai sem saber nada e conta sempre com a ajuda daquele seu amigo nerd, aprender a frequentar a biblioteca durante as horas vagas , já que voce terá uma prova de economia com aquela professora que fará de tudo para te dar zero. Aprende a virar madrugadas estudando porque o seu dia foi ocupado pelos afazeres domesticos. Percebe que é nos dias de TPM que voce chora por qualquer coisinha e deseja mais que nunca a casa da sua mãe, o paparico da sua empregada com aquele prato que só ela sabe fazer. Aprender a atender telefonemas de bebados de madrugada em qualquer hora que seja e no outro dia nem lembrar do fato.

Como se tudo isso não bastasse, voce ainda aprende a conviver com pessoas estranhas e impertinentes, aprende a engolir desaforos para evitar brigas desnecessárias, aprende a dizer não e aprende que tudo tem de ser dividido e bem guardado.. até mesmo sua comida. Aprende a se doar, aprende a conversar, discutir e muitas das vezes aprende a sentir falta de tudo isso quando está de férias. Não é nada fácil como todos pensam, mas é extremamente amadurecedor. É uma daquelas experiencias que todos deveriam ter, pois traz aprendizados não só pessoais, mas profissionais e amorosos tambem.. lições para vida toda.

Morar sozinho é exercitar a loucura de nascer todos os dias no tempo. É caminhar entre os meses como quem chuta pedras no chão. É querer que o dia tenha 48 horas e acreditar fielmente que ele possa ter. É sentir falta de de pequenas coisas, dos momentos simples como a sua mãe te chamando pra acordar, do seu pai te levando pela mão, dos desenhos animados com seu irmão, do caminho pra casa com os amigos e a diversão natural, do cheiro que você sentia naquele abraço, do almoço gostoso em família e até mesmo dos latidos do seu cachorro as 6 da manha. Morar sozinho é aprender coisas que vao ser essenciais pro resto da sua vida como não fazer somente para agradar as pessoas, aprender a ter cuidado com quem anda desabafando, contar até três (tá certo, se precisar, conte mais) antes de fazer algo que possa se arrepender é primordial. Aprende que nem todo mundo é tão legal assim, e de perto ninguém é normal. Os amigos de verdade ainda se contam nos dedos e nao é porque uma pessoa mora no mesmo teto que voce deve confiar nela. Aprende que esperar não significa desinteresse. Aprende que renunciar não quer dizer que não ame. Abrir mão não quer dizer que não queira e que discussões sao essenciais para um bom relacionamento diário. O tempo ensina, mas não cura. E aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela. E aprende mais que nunca que morar fora é legal, mas é foda , e as vezes paga-se muito caro pela "liberdade".