Visitantes

sábado, 3 de julho de 2010

E o melhor futebol do mundo deixou a desejar

Vou falar hoje do assunto que mais comenta nas últimas semanas: Copa do mundo.
Esse campeonato mundial que move as pessoas e em, algumas faz renascer um fanatismo pelo futebol fora do sério. As ruas estão cheias de verde e amarelo, os guarda-roupas são renovados e até as unhas e cabelos entram no clima. Trabalhar em dia de jogo pra que? é dia de torcer pelo país. Deixa os trabalhos acumulados para depois, brasileiro sempre dá seu jeitinho depois mesmo. É hora de festejar, de cair na folia.. mesmo antes do jogo começar. Se perder ou se ganhar não importa, vamos cair na gandaia e beber até o sol raiar da mesma maneira. E assim, cria-se um patriotismo essa época do ano. Mas perai, eles estão festejando, querendo festa ou torcendo pelo seu país? É, fica uma pergunta no ar.
Nunca fui muito fã de jogo de futebol, copa de mundo muito menos. Mas nesse ano de 2010, aconteceram muitas coisas que chamaram minha atenção e precisam ser comentados, como os movimentos nas redes sociais do tipo Cala boca Galvão que geraram vídeos de todos os tipos e gostos,repercutindo até no New York Times e até hoje o mundo inteiro se pergunta o que seria o Cala boca galvão. Quem nao acompanha as notícias ainda se pergunta o que seriam vuvuzelas e jabulani. O técnico da nossa seleção enclausurou os jogadores e se irritou com a imprensa em uma de suas coletivas, trazendo para sua pessoa uma imagem totalmente adversa de um típico brasileiro. Times como Alemanha, Espanha e Holanda começaram a se destacar e países da américa do Sul como Argentina e Uruguai surpreenderam.
O País inteiro se mobilizou, torceu, gritou e no fim de tudo.. ele apenas chorou. Não acreditou e nem esperava ser derrotado antes de chegar as semi-finais. O time que era temido por todos os outros países, que era o melhor do mundo, aquele que jogava com raça e vontade, que demonstrava em campo o orgulho de ser brasileiro se tornou invisível aos olhos de todos os 190 milhões de brasileiros, tornando os dias de folia e alegria em um dia de silêncio.
O que ganhamos dessa copa foi só experiência, já são 8 anos esperando o hexa que vão se estender em 12. Ainda temos o penta e somos, teoricamente os melhores do mundo.. uma lástima ser apenas teoricamente. O país com a fama de malandro e saber sempre nos últimos minutos do jogo reverter a situação, de nunca desistir.. desistiu da copa desse ano no 2º tempo do jogo contra a Holanda, onde felipe melo respondeu por todos tocando o foda-se, chutando o pau da barraca e ganhando um belíssimo cartao vermelho e dando tchau pro hexa brasileiro.

É como dizia o slogan usado durante o governo do general Médici durante a ditadura no Brasil: Ame-o ou Deixe-o. E me parece que todos brasileiros estão desistindo e deixando não só o pais, mas o futebol também.

Melhor o Brasil tomar vergonha na cara e começar a se conscientizar, senão as coisas podem piorar ainda mais. E que seja pela campanha Cala Boca e aprende a votar. Já que daqui uns meses teremos uma eleição presidencial por vir.

Nenhum comentário: