Visitantes

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sotaque do mineiro x carioca


Hoje quero falar sobre sotaques. Já parou pra perceber como o Brasil é um país não somente de diversas culturas, manias, descedências, gostos e pessoas completamente diferentes, mas também um país de sotaques diferentes? Cada região tem sua característica. Já percebeu o sotaque do mineiro? do baiano, do carioca, do nordestino, do paulista? Cada um a sua maneira e cada pessoa tem um fascínico e uma paixão por algum deles.

Mineiro fala manso, quieto, calmo, acha que o mundo vai demorar para acabar e não vê tanta necessidade de pressa em nada na vida, transmite esse pensamento à sua fala, o paulista já tem sua característica marcante, não há quem não morra ao ver um deles falar "PorRRta, PorRRteiro ou PorRRtão", o baiano ou o nordestino é extremamente calmo, mas um calmo irritante, confesso. E o carioca troca o S po X, por exemplo: " na seXXXta, fui na eXXquina da eXXscola, comprar treXX biXXXcoitos." É de ir ao delírio, pelo menos pra mim (RISOS).

Sempre tive paixão por cariocas, são animados demais, empolgados, adoram um papo, uma farra.. tudo vira festa para eles. Praia, cerveja e um bom papo se resumem a vida deles. E quem nao gosta disso, nao é mesmo? Até que tive a oportunidade de conhecer a capital mineira em BELO HORIZONTE e por lá me residenciar por 2 anos. Nunca gostei muito de Minas, mas confesso que ao sair de lá senti tanta falta, que hoje minha paixão é dividida entre Minas e Rio, entre a praça da Liberdade e a Urca, entre o mineirão e o maracanã, entre a praia de copacabana e a lagoa da pampulha, entre a lapa e os barzinhos da savassi, entre o mirante próximo a praça do papa (diga-se de passagem o quanto incrível é aquilo) e o cristo.
O mineiro é calado, reservado, extremamente desconfiado, leva a vida muito a sério e nunca gostei muito disse, mas o seu falar manso, o seu pedido de desculpas ou seu pedido de namoro com aquela carinha de cachorrinho sem dono é no mínimo apaixonante. Talvez bem mais que o jeito escândaloso e agitado dos cariocas.
Enquanto um mineiro diz: "uai, mas nóis tá se gostando tanto, no q q tem nóis levar essa relação adiante?", o carioca fala: " oh gatinha, sabe cole? to gostando pra caracaa de você, então pensei será que nao rola da gente bater firme nessa jogada, porra?" (RISOS). Nem precisa discutir quem leva o coraçao de uma mulher, se fosse pelas falas.

No entanto, meu coração ainda é dividido entre Minas e Rio e, acho que vai ser assim eternamente. Dividido entre o jeitinho calmo de ver a vida com os outros olhos, principalmente diante dos problemas e o jeitinho empolgado, festeiro e feliz do carioca.
Se existisse um homem assim, com tanto equilibrio. nem feliz demais, nem calmo demais...
Se existisse um homem com essa mistura de sotaques, sabendo falar manso ou animado, falante, ambos nos momentos adequados.... ah eu casava.
Ah são chiquinho eu casava sem pensar duas vezes. Me rendia só pela voz, pelo jeitinho manso e pela alegria contagiante.
Então, por favor.. jamais coloque na minha frente um mineiro e um carioca, pois nao saberia escolher. Acabaria ficando com os dois e me tornaria mais uma protagonista de "dona flor e seus dois maridos.", digo " Dona mineira e seu mineiro e carioca."

9 comentários:

Lucas Conrado disse...

Belo texto! Mas, sou suspeito demais pra comentar essa postagem. Pra mim não tem coisa mais linda que uma mulher mineira falando não. Gente do céu, certa vez saí com uma amigona minha mineira e ao vê-la falar "Muito'brigado, tá?" eu quase garrei ela e dei um beijão. Sotaque mineiro é afrodisíaco!

Agora, sobre o modo que nós falamos, sim, a fala mineira é mansa e tal, mas que come as letras, isso é inegável.

Diego dos Santos disse...

Ainda existem cariocas que valem a pena...

Lucas Bastos disse...

Olá Flávia!
Você certamente não deve me conhecer, mas vou me apresentar antes de comentar:

Meu nome é Lucas e estudo na FACHA. Trabalho também no Marketing da instituição e resolvi checar os candidatos aprovados pela web.
Uma vez tinha passado o olho rápido na comunidade dos calouros e vi tua foto. Teu sorriso me chamou a atenção. Até aí ok.
Hoje busquei numa listagem que saiu nomes no facebook, e entrei no de uma menina que vc estava como amiga. Daí entrei no teu e vi o blog.
Primeiramente, seja bem vinda à FACHA!

Agora vamos ao texto...
Você entrou num assunto do qual sou super suspeito.
Enquanto eu entrava no blog, falava com uma amiga sobre exatamente isso.
Sou um carioca que, no Rio, ninguém acredita que sou carioca. A maioria acha que sou mineiro ou de outro lugar qualquer do Brasil.
Fora do Rio todos têm a certeza que sou daqui. Curioso, né?

Acho Minas um estado de espírito. Eu particularmente não sou muito fã dos cariocas, apesar de ser um. Eles são super simpáticos, porém mais superficiais. Os mineiros (principalmente as mineiras, que conheço melhor) são mais intensos e sinseros.
É uma calma gostosa, um jeito que conquista aos mais sentimentais.
Minha ex-namorada é mineira. Me apaixonei nas primeiras frases dela e de cara respondi: "Mineira, né? Adoro mineiras. Vou pra lá semana que vem."
Portanto uma sugestão: você vindo pro Rio, mantenha-se com o jeito mineirinho de ser... Certamente é muito mais interessante para a maioria.
Não abra mão da Lapa, da praia ou das belezas do Rio, mas tampouco deixe de lado a beleza do mirante e os ares gostosos de Savassi. E, mais que isso, o jeito mineiro de ser; o espírito de Minas. ;)

Precisando de ajuda na FACHA ou alguma dúvida, dê um toque.
Vi que tem tempo que não escreve no blog. Assim como eu, parece postar pouco (eu certamente escrevo muito mais que posto), mas são posts desse seu estilo que gosto. Comparações me encantam. Se quiser confira em alguns dos meus textos postados. ;)

Prazer em conhecer este blog. :)
Lucas.

Caroline Hulle disse...

SOTAQUE MINEIRO É AFRODISÍACO [2]

muito bom! Depois disso tudo acho que vou morar em minas, e nao no rio!
viva os mineiros e os cariocas! *_*
;*

Unknown disse...

Ocê é um doce de candura moça!

Unknown disse...

Olá Flávia,me chamo Natália,no começo de Fevereiro conheçi 1 garoto muito especial,q é d MG,uma calma gostosa(Lucas Bastos dise...hehe),*fala mansa,*caladinho,*n puxa assunto,*sempre sorrindo,com 1 um jeito muito prazeroso de falar,e me apaixonei pelo jeito mineiro e ai decidi pesquisar sobre os mineiros e ADOREI a sua descrição,é muito prazeroso pra mim dialogar com um mineiro,vou pesquisar + e começar a falar como eles já...hehe continue assim hein.Bjos e um grande abraço bye bye ^^.

Unknown disse...

Bom o seu texto. Sou mineira de Sete Lagoas que fica a 70 km de Bh. Achei interessante você comentar sobre nosso jeito mineiresco de ser. Trabalhei com uma carioca e o linguajar dela da canseira. Essa troca de s por x, as gírias, sempre acha que carioca é esperto e mineiro é bobo, então depois disso fiquei achando que todo carioca é chato igual a ela e realmente descobri que estava certa depois que fui ao Rio. Nossa, contei os dias para vir embora só por causa da fala enjoada das pessoas. Que povo canseira gente!
Desculpa se fui grossa mas é o que achei.

Unknown disse...

Ola Flavia, adorei suas comparações entre cada um deles, apesar de não conhecer nada sobre os cariocas, mas sobre os mineiro sim, isso você soube como descrever, não existe melhor lugar de se divertir ou descontrair com seus amigos do que na Praça da Savassi, Pois os bares que aqui em BH(MG) se encontra não tem comparação, digo isso pois tenho uma amiga carioca, e aqueles que conheço que nao sao daki e ja vieram para cá disseram a mesma coisa.
e obrigado em relação a dicas do sotaque carioca, encontrei seu blog por acaso enquanto pesquisava sobre o assunto para representar um personagem carioca no teatro.

igor82 disse...

Os cariocas falam com chiado devido a influência da Corte portuguesa na cidade. Note um português falando "vamos", por exemplo. Adorei o texto.